dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Aves          
Integração de aves com horta reduz custos do agricultor
Sistema de galinheiro associado à plantação beneficia alimentação dos animais e limpa canteiros de insetos e plantas invasoras
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
28/07/2010

Muitos produtores rurais enxergam de forma negativa a presença de aves no mesmo espaço das hortas. No entanto, essa integração pode ser muito bem-vinda, desde que sejam tomados os cuidados necessários, que não são tão complicados. As aves ganham com uma alimentação rica, já que comem os restos das culturas, sementes, insetos, plantas invasoras e até possíveis restos de frutas, se a área for coberta por árvores. Já a horta ganha com a limpeza feita gratuitamente pelas galinhas, além da fertilização orgânica com o esterco produzido diariamente pelos animais. As aves não prejudicam o cultivo porque não são soltas no meio da plantação que está com folhas. Elas são usadas para preparar uma área para o próximo plantio. Com isso, há uma grande redução com fertilizantes na plantação, com a alimentação das galinhas, já que a quantidade da ração pode ser diminuída, além da economia com mão-de-obra, porque as aves fazem grande parte da limpeza dos canteiros. Outra vantagem observada em alguns casos é que as galinhas conseguem diminuir a incidência de pragas na horta, já que se alimentam dos insetos.

— Quem tem horta, geralmente, tem medo das galinhas porque acha que elas vão danificar a horta. A gente trabalha com um outro conceito. A horta e a galinha não só podem coexistir como, inclusive, se ajudar. A gente tem que mudar na nossa maneira de pensar é que quando a gente tem um projeto que sabe posicionar bem a galinha na propriedade ela pode ajudar a horta. Existe um conceito que nós chamamos de trator de galinha que é um conjunto de princípios que define que uma galinha tem capacidade de comer insetos, de cultivar, arar, limpar a servas espontâneas que surgem no meio das hortaliças e ela fertiliza o solo com o esterco que ela produz todos os dias. O conceito de pasto é diferente, ele é composto pelos insetos da horta, os restos de hortaliças, sementes, restos de frutas e as plantas que precisam ser tiradas da plantação — ressalta a médica-veterinária Marcia Neves Salles, pesquisadora do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural) e doutoranda em agroecologia pela Universidade de Córdoba, na Espanha.

Márcia explica que o galinheiro utilizado neste consórcio pode ser montado de duas formas. O mais comum é o aviário móvel, em que ele vai rodando pela área da horta, mas também pode ser usado o aviário fixo, em apenas uma parte da plantação, onde são construídos piquetes em rotação. Ela diz que os alimentos ingeridos pelas aves não supre totalmente a nutrição das galinhas, mas pode substituir a maior parte da ração. Segundo ela, o ideal deste consórcio seria o sistema sustentável, de produção agroecológica. Neste caso, a horta é planejada em forma de mandala circular, em que cada anel da mandala tem um tipo de cultivo que vai fornecendo grãos e folhas. Além da qualidade nutricional, o sistema de integração das aves com a horta proporciona alta qualidade funcional, suprindo nutrientes que são altamente positivos para a saúde das galinhas como o ácido ômega 3, diz a pesquisadora.

— Este sistema economiza mão-de-obra porque a galinha faz o trabalho de limpeza para o agricultor e economiza em ração e investimentos. O esterco de galinha tem uma quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio muito alta, às vezes 80% destes elementos está presente nas fezes. O produtor tem que tomar alguns cuidados como verificar a quantidade de animais por galinheiro para que não haja problemas de estresse. A gente trabalha com um máximo de 6 a 8 galinhas, dentro do galinheiro fixo, e variamos de 4 galinhas poedeiras a, no máximo, 8 frangos de corte no aviário móvel. Eu visitei um produtor de flores orgânicas e ele estava com um problema muito sério de ataques nas flores e não queria usar nenhum inseticida porque ele é bastante consciente do malefício dos agrotóxicos. Então, ele teve a ideia de pegar emprestado uma galinha com pintinhos. O produtor prendeu a galinha e soltou os pintinhos e em três dias o ataque de insetos já tinha sido reduzido sem causar mais problemas. Os animais foram capazes de consumir estes insetos sem danificar as flores — exemplifica.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Valquiria Mendes - eng. agronoma
29/07/2010 22:56:18
Esta ideia Ú maravilhosa, vou incentivar os produtores em realizar este tipo de controle de insetos. Parabens doutora.

junior
29/11/2010 23:45:21
parabens

carmem
03/08/2012 18:43:28
Achei muito interessante esse projeto. Tenho galinheiro, mas esse está distante do local onde estou querendo fazer uma horta orgânica. Gostaria de saber com a Dra. Márcia detalhes do aviário móvel em piquetes, como seria?
Grata
Carmem

Marcia Neves Guelber Sales
08/05/2013 10:12:05
Para os interessados nos detalhes da construção do galinheiro móvel podem encontrar no seguinte endereço eletrônico
http://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2012/01/SILVA-Alessandra-Maria-da-Como-construir-um-galinheiro-m%C3%B3vel.pdf

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada